top of page

Vitiligo

vitiligo4.jpg
vitiligo4.jpg
vitiligo4.jpg
vitiligo4.jpg

O QUE É O VITILIGO?

       O Vitiligo é uma perturbação da pigmentação da pele que afeta cerca de 1% da população mundial, e é caracterizado pelo desenvolvimento de manchas claras na pele, cabelo ou ambos, causadas pela perda de melanócitos (célula produtora de melanina). As manchas têm tendência para alguma simetria e são bem delimitadas. A zona da pele que é atingida pela doença produz igualmente pelos brancos, uma vez que os folículos pilosos perdem também eles os melanócitos. As manchas aparecem regularmente em locais que sofreram algum trauma, nas extremidades como pontas dos dedos e no rosto, à volta dos olhos e da boca.

       Esta despigmentação das células é de desenvolvimento tendencialmente progressivo ao longo da vida, sendo que o mesmo pode variar conforme a idade do doente, em termos de número de lesões e de velocidade de progressão. Embora possa surgir em qualquer idade, o Vitiligo é mais comum nos jovens adultos.

       Apesar das suas causas ainda não serem certas, sabe-se que a questão genética terá grande influência no aparecimento e desenvolvimento desta doença . Tudo indica para  um fundamento hereditário sendo que cerca de 20% a 30% dos doentes têm familiares portadores desta mesma doença.

     

       O Vitiligo afeta todas as etnias, sexo e idades, no entanto é tendencialmente mais visível nos doentes de pigmentação escura pois se torna mais evidente o contraste entre as zonas afetadas pela despigmentação e as zonas com pigmentação normal. As frações de pele afetadas tornam-se, então, extremamente sensíveis às queimaduras solares.

    Esta doença é caracterizada como autoimune pois se acredita que na sua base esteja uma produção desmedida de anticorpos e de linfócitos T (um tipo de glóbulos brancos) que atuam indevidamente contra os próprios melanócitos, responsáveis pela produção de melanina (pigmento que dá cor à nossa pele e nos protege da radiação solar).

vitiligo7.png
Problemas causados pelo Vitiligo e cuidados a ter

PROBLEMAS CAUSADOS PELO VITILIGO E OS CUIDADOS A TER

       De maneira geral, não se pode dizer que o vitiligo afete a saúde física de quem possui a doença, sendo que pode ser um fator de desconforto estético, principalmente para os jovens. No limite, poderá eventualmente causar algum distúrbio na saúde mental, nesse âmbito.

       Não apresenta sintomas como dor, comichão ou ardor, no entanto o doente desenvolve uma maior sensibilidade ao sol e fica mais exposto a queimaduras, pelo que é crucial uma proteção constante da pele. O uso de protetor solar 50+ e de barreiras físicas como chapéus serão essenciais para a prevenção de lesões graves.

       É também desaconselhado o uso de peças de roupa de materiais agressivos para a pele que possam criar algum tipo de atrito ou de lesão.

Diferentes formas da doença

DIFERENTES FORMAS DA DOENÇA

Vitiligo2.jpg

Há duas formas conhecidas desta condição, o Vitiligo segmentar e o Vitiligo não-segmentar.

  •  O Vitiligo segmentar, como o próprio nome indica, afeta apenas um segmento do corpo de um certo indivíduo, sendo que este tem também tendência a ter vestígios de despigmentação no cabelo, sobrancelhas e pestanas. Os sinais desta variante podem aparecer numa idade jovem e ir progredindo ao longo do tempo.

 

  • Por outro lado, também Auto explícito, temos o Vitiligo não-segmentar. Este está presente em todo o corpo do indivíduo que possui a doença, sendo que a tendência é a despigmentação começar pelas mãos, pés ou rosto.

Tratamentos

TRATAMENTOS

       Em caso de suspeita de vitiligo, o paciente é questionado relativamente ao historial da doença no âmbito familiar. É também feito um despiste da doença, usando uma lâmpada chamada lâmpada de Wood. Esta lâmpada é passada pela pele do paciente enquanto transmite um luz ultravioleta (UV), com o objetivo de distinguir esta doença de outras patologias.

       Um dos tratamentos conhecidos é uma terapia com o nome de PUVA, uma sigla que significa Psolareno +UVA, Psolareno é uma substância química que é sensível à radiação e UVA é a radiação Ultravioleta A. Este tratamento consiste na administração, via oral, de uma droga foto ativa, o 8-metoxi-psolareno (8-MOP). Após 1 a 2 horas é efetuada uma exposição a radiação UVA com ondas entre 320 e 400 mm. Caso se note a regressão da doença de algum modo, são realizadas mais sessões de terapia. No entanto, como todas as terapias, esta tem também efeitos sobre o corpo do paciente. Sendo exemplos destes efeitos a sensibilidade da pele a radiação nas 24 horas após a ingestão do 8-MOP, náuseas, queimadura, envelhecimento precoce, uma maior probabilidade de desenvolvimento de cancro do tipo carcinoma, entre outros.

       

vitiligo8.jpg

       No desenvolvimento deste tratamento distingue-se Mofty, um cientista que utilizou pela primeira vez, em 1947, o 8-metoxi-psolareno, uma molécula purificada da planta Ammi majus, associada com a exposição solar, como já referido. Simultaneamente, na década de 50, foi iniciada a terapêutica com corticosteroides tópicos.

         Existe também como opção os enxertos autólogos de melanócitos ou também a transplantação de melanócitos a partir de culturas in vitro.

     A variabilidade de eficácia varia bastante, mas nunca passa dos 75% de repigmentação.

 

     A progressão desta doença pode ser atrasada com a administração de medicação, como cremes com corticoides, estes fazem ainda mais efeito quando utilizados na primeira evidência de manchas.

 

       Podem também ser realizadas cirurgias, com recurso a amostras de pele que não tenham sido afetadas pela doença ou através da micropigmentação.

Curiosidades

CURIOSIDADES

       No dia 25 de Junho de 2009 morreu o famoso cantor Michael Jackson, portador de Vitiligo. E é em sua honra e em formato de homenagem a todos os portadores da doença, que foi decidido que o dia 25 de Junho passaria a ser o dia mundial do Vitiligo.

       Apesar do estigma normalmente associado a esta doença, nos dias de hoje a condição tem vindo a ser cada vez mais aceite aos olhos da sociedade, sendo que já é considerada por muitos um cânone de beleza, que faz dos seus portadores únicos.

 

       Winnie Harlow, uma top-model Canadiana, ficou mundialmente conhecida como a porta-voz do Vitiligo, graças à enorme carreira que leva, sendo portadora da doença.

vitiligo3.jpg

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia

Madalena Cardoso

Inês Santos

Colégio de S. Tomás

bottom of page