Uveite Pars Planities
Discussão Geral
A Uveite Pars Planities é um distúrbio imunológico do olho, caracterizado pela inflamação de uma parte da úvia, que é a camada de tecido entre a esclera e a retina, as membranas que protegem o globo ocular. A úvia, por sua vez, é composta por três porções: a íris, o corpo silear e coróide. Além disso, a úvia contém muitos dos vasos sanguíneos que irrigam o olho.
A Pars Plana é uma secção estreita do corpo ciliar, cuja inflamação é conhecida como o Para Planities. Em associação com a inflamação, ou resposta imunológica, fluido e células infiltram a substância gelatinosa transparente (humor vítreo) do globo ocular, próxima à retina e à Pars Plana. Como resultado, o inchaço do olho ou dos olhos também pode ocorrer, mas mais importante ainda, a visão turva e o aumento progressivo na visão de moscas volantes são relatados como os principais sintomas por pacientes que sofrem desta condição, como resultado da infiltração do humor vítreo.
A inflamação ocorre na zona intermediária do olho, isto é, entre as partes anteriores do olho ( a íris) e as partes posteriores, a retina e a coróide. Por isso, foi designada como uma das doenças de uma família de uveíte intermediária.
Em alguns casos, o distúrbio da visão pode ser ligeiramente progressivo.
Sintomas
-
Visão turva e mancas escuras flutuantes: interferem na clareza da visão.
-
Inchaço: pode ocorrer dentro do olho, particularmente na retina periférica ou na mácula, que pode levar à diminuição de visão.
-
Glaucoma.
-
Cataratas.
-
Descolamento de retina, ou fluido na retina (edema macular).
-
Aglomerados de glóbulos brancos presos no globo ocular (bolas de neve), só é possível ser identificado por oftalmologistas.
Título 2
Uveite Pars Planities
Discussão Geral
A Uveite Pars Planities é um distúrbio imunológico do olho, caracterizado pela inflamação de uma parte da uvia, que é a camada de tecido entre a esclera e a retina, as membranas que protegem o globo ocular. A úvia, por sua vez, é composta por três porções: a íris, o corpo silear e a coróide. Além disso, a úvia contém muitos dos vasos sanguíneos que irrigam o olho.
A Pars Planitis é uma secção estreita do corpo filiar, cuja inflamação é conhecida como o Para Planities. Em associação com a inflamação, ou resposta imunológica, fluído e células infiltram a substância gelatinosa transparente (humor vítreo) do globo ocular, próxima à retina a à Para Plana. Como resultado, o inchaço do olho (ou olhos) também pode ocorrer, mas mais importante ainda, a visão turva e o aumento progressivo na visão de moscas volantes são relatadas como os principais sintomas por pacientes que sofrem desta condição, como resultado da infiltração do humor vítreo
A inflamação ocorre na zona intermediária do olho, isto é, entre as partes anteriores do olho ( a íris) a as pastes posteriores (a retina e a coróide). Por isso, foi designada como uma das doenças de família Uveíte intermediária.
Em alguns casos, o distúrbio da visão pode ser ligeiramente progressivo.
Sintomas
-
Visão Turva e manchas escuras flutuantes: interferem na clareza da visão
-
Inchaço: pode ocorrer dentro do olho, particularmente na retina periférica ou na mácula, que pode lev ar à diminuição de visão
-
Glaucoma
-
Cataratas
-
Descolamento da retina ou fluido na retina (edema macular)
-
Aglomerados de glóbulos brancos presos no glóbulo ocular (bolas de neve), só é possível ser identificado por oftalmologistas.

Causas
A Pars Planities é considerada uma doença autoimune. As doenças autoimunes são causadas quando as defesas naturais do corpo, contra organismos estranhos ou invasores (por exemplo: anticorpos) começam a atacar o tecido saudável por razões desconhecidas.
Em casos raros, a Pars Planities ocorre entre famílias, no entanto, até ao momento, nenhum padrão de herança genética foi identificado.
Alguns médicos apresentaram a ideia de que a resposta imunológica que pode ser o resultado de uma das duas causas possíveis:
-
Um conjunto isolado de eventos internos ao paciente (endógeno)
-
Uma associação com algum outro distúrbio (exógeno)
Populações afetadas
A doença é mais incomum em crianças e jovens adultos, e é encontrada mais frequentemente na população masculina do que feminina, sendo que é pouco comum na última.
Transtornos Relacionados
Doenças associadas
A Pars Planities pode ser associada a outras doenças, como:
-
A Esclerose Múltipla
-
A doença de Lyme
-
A doença de Behçet
-
Sarcoidose e a tuberculose
Os seguintes distúrbios podem ser associados como características secundárias, não sendo considerados um diagnóstico diferencial:
-
Edema Macular Cistoide - caracterizado pelo inchaço (edema) da parte central da retina. Resultando do vazamento anormal de fluído dos capilares.
-
Hipotensão ocular - pressão intraocular diminuída como resultado da produção diminuída de humor aquoso, secundária há pressão sanguínea- diminuída nas veias, ou capilares, dentro do tecido ocular.
-
A Endotelopatia autoimune (endotelite/ vasculite) - é um ataque do sistema imunológico à camada de células planas que revestem os vasos sanguíneos (endotélio), essa condição pode ocorrer nos vasos sanguíneos dos olhos mas também pode ocorrer sozinha em qualquer parte do corpo.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é feito através de uma avaliação física completa, história detalhada do paciente, e um oftalmológico especializado
Tratamento
Se nenhuma causa externa da Pars Planitis for encontrada, o tratamento geralmente consiste em medicamento corticosteroide, que serve para controlar a inflamação. Se forem usados esteroides o paciente deve sujeitar-se a uma maior vigilância.
Se uma associação externa de Pars Planitis for identificada, o tratamento associado pode cuidar da inflamação. Se houver vazamento de sangue, que geralmente não é grave, pode ser tratado com lazer ou crioterapia (o congelamento de tecido) que servem para impedir o vazamento.
Outros tratamentos são sintomáticos e de suporte, como o das cataratas, glaucoma, edema macular sistóide, etc.

Cura
Até hoje ainda não foi encontrada uma cura, devido à variedade de casos encontrados de Pars Planities, sendo que o paciente pode ser submetido a inúmeros tratamentos.
Beatriz Mota
Teresa Neves